Os Foifocas. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Grêmio

Gre-Nal 383: o que estará em jogo para a Dupla no Olímpico

Grêmio joga para seguir com chances de Libertadores, enquanto Inter tenta manter vivo o sonho do tetra

O Gre-Nal 383, marcado para as 18h30min deste domingo(24/10/10) no Estádio Olímpico, será uma das partidas mais importantes para ambas as equipes no Brasileirão. O Grêmio joga para se aproximar do G-3 – a distância pode ser encurtada para um ponto dependendo dos resultados paralelos –, além de ultrapassar o arquirrival. O Inter fará de tudo para evitar que o Tricolor passe na frente, e ainda tenta se manter com chances de conquistar o tetracampeonato.
O Grêmio ocupa a sétima posição na tabela, com 46 pontos. Vencendo, pode ficar a apenas um posto do grupo dos times que vão à Copa Libertadores. Para isso, no entanto, o sexto colocado Atlético-PR não pode vencer o Fluminense e o Santos – já classificado por ter vencido a Copa do Brasil – terá de sofrer uma improvável derrota em casa para o Grêmio Prudente. Se der Palmeiras no clássico com o Corinthians, o Tricolor pode ficar a um ponto do G-3. Na pior das hipóteses, ao menos ultrapassa o arquirrival.
Gre-Nal é sempre um jogo especial, e o clássico do próximo domingo pode ter um sabor especial para o atacante Jonas. Ele é o artilheiro do Brasileirão com 20 gols, nove a mais que o segundo maior goleador, o corintiano Bruno César. Mas ainda não marcou gols sobre o arquirrival em cinco clássicos disputados pelo Brasileirão – duas vitórias, um empate em duas derrotas. O único gol do atacante sobre o Colorado foi na derrota por 2 a 1 em Erechim, pelo Gauchão 2009.
O Inter está mais longe do tetracampeonato que o Grêmio da vaga na Libertadores. Se quiser continuar sonhando com a taça, o Colorado precisa vencer. Além disso, depende de uma derrota do Cruzeiro no clássico com o Atlético-MG e um triunfo do Atlético-PR sobre o Fluminense – o contrário do que os gremistas esperam. Se tudo der certo, o time de Celso Roth volta a ficar a quatro pontos do topo da tabela.
O clássico será mais um teste importante da equipe que disputará o Mundial em dezembro. Depois de não contar com vários de seus titulares, o time vai aos poucos se recompondo. Os meias D'Alessandro e Giuliano voltaram na derrota para o Flamengo. Tinga entrou no intervalo, depois de ter jogado alguns minutos na derrota para o Santos.
Uma vitória sobre o Grêmio no Olímpico serviria para deixar de lado a má fase, principalmente fora do Beira-Rio. Longe de seus domínios, o time não vence – e sequer marcar gols – há cinco jogos.
Não é sempre que o clássico vale tanto para ambos os times. No returno das três últimas edições do Brasileirão, o Gre-Nal teve importância maior para uma das equipes. Confira:
2009: vitória aproxima Inter do líder
O Inter também sonhava com o título brasileiro ao entrar em campo para a disputa do Gre-Nal 378, válido pelo segundo turno do Brasileirão. Uma falha do goleiro Victor em chute de D'Alessandro encurtou de cinco para três pontos a distância para o líder Palmeiras, mantendo o time na briga. A equipe treinada por Mário Sérgio perderia a taça somente na última rodada.
2008: goleada dificulta situação do Grêmio
O Grêmio entrou em campo na liderança do Brasileirão diante de um Inter que, batido na competição nacional, voltava suas forças para a Copa Sul-Americana, da qual se sagrou campeão. O clássico 373, disputado no Beira-Rio pelo segundo turno do Brasileirão, teve um resultado raro: goleada de 4 a 1. De sangue doce, o Inter venceu com gols de D'Alessandro, Alex, Índio e Nilmar, tirando o arquirrival da primeira posição. Os pontos fizeram falta ao final do certame, vencido pelo São Paulo.
2007: vitória para dar moral ao Tricolor
Em 2007, o Grêmio chegava para o Gre-Nal 369, no Olímpico, brigando para ir à Copa Libertadores. O zagueiro Léo marcou o gol da vitória tricolor por 1 a 0. O time chegava aos 42 pontos, assumindo a quinta colocação e ficando a um ponto do G-4. Já o Inter via a competição continental cada vez mais distante: era o 10º colocado com 35.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Os Foifocas 2.0 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo